SP

Home EMTU

Imagem pagina

12/01/2024 - EMTU terá ações de apoio ao Janeiro Roxo, mês de conscientização e prevenção a hanseníase



Passageiros metropolitanos terão à disposição exames realizados por agentes sanitários para identificar sintomas da doença

visualizador



A EMTU inicia nesta segunda-feira (15), no Terminal Jabaquara, uma série de ações de conscientização sobre a hanseníase, em parceria com a Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVIS)  Epidemiológica Vila Mariana/Jabaquara. O evento faz parte da Campanha Janeiro Roxo, de Prevenção à Hanseníase.


Agentes do SUVIS colocarão à disposição dos passageiros exames para identificar possíveis manchas ou lesões na pele característicos da Hanseníase, doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae e que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, podendo gerar incapacidade permanente.


Nos dias 17 e 19 de janeiro, as ações acontecerão nos terminais São Mateus e Carapicuíba, respectivamente, em parcerias com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) São Mateus / PMCH Programa Municipal de Controle de Hanseníase e a Sequencial Escola Técnica. Lá também será oferecida aos passageiros a possibilidade de identificar manchas e/ou lesões que porventura aparecerem durante a sensibilização, testes gratuitos de aferição da pressão arterial e glicemia, além da entrega de folhetos informativos sobre o tema.


Em boletim divulgado em 2023 pela Secretaria de Vigilância em Saúde sobre a doença, constatou-se que, entre 2017 e 2021, ocorreram 119.698 novos casos no Brasil, sendo mais de 55% dos diagnósticos confirmados em pessoas do sexo masculino. 


Janeiro Roxo - Criado em 2016 pelo Ministério da Saúde como um alerta para a prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase.


Evento: Janeiro Roxo / Conscientização sobre a hanseníase


Datas, horários, locais e endereços: 


Terminal Jabaquara, 15/01/2024, das 10h às 14h (Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP)


Terminal São Mateus, 17/01/2024, das 09h às 12h (Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo - SP)


Terminal Carapicuíba, 19/01/2024, das 10h às 14h (Praça dos Emancipadores - Quitaúna, Osasco - SP, 06186-250)


SUVIS Vila Mariana/Jabaquara Epidemiológica - Unidade de Vigilância em Saúde localizada na Rua Genaro de Carvalho, 101 - Vila Mira, São Paulo.


Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) São Mateus - A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) incorporou, em 2008, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) na Estratégia Saúde da Família (ESF), na Coordenação da Atenção Básica, com o intuito de estimular novas práticas no campo da Promoção da Saúde em nível local. 


PMCH Programa Municipal de Controle de Hanseníase - Desenvolve ações que visam coordenar a vigilância epidemiológica dos casos de hanseníase e direcionar a prática em Unidades de Saúde por meio da uniformização e sistematização do atendimento aos usuários.


Sequencial Escola Técnica - Escola Técnica focada na melhor capacitação e profissionalização de seus alunos com 8 unidades na Região Metropolitana de São Paulo.


Sobre a EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.



Atualizado em: 12/01/2024 15:23:29



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.