O Programa Acessa São Paulo foi instituído em julho de 2000, o programa tem o objetivo promover a inclusão digital, levando os recursos da internet à população e estimulando o desenvolvimento humano e social.
O programa, de iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é conduzido pela Imprensa Oficial com apoio da PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). Diversos espaços públicos são utilizados pelo programa para instalação dos infocentros onde o acesso à rede mundial de computadores é livre e gratuito e conta com ajuda de monitores capacitados a auxiliar os usuários na consulta à internet.
Desde 2009, a EMTU/SP é parceira da Secretaria de Estado da Gestão Pública no programa Acessa São Paulo com postos de atendimento instalados nos Terminais Metropolitanos São Mateus, Santo André Leste, Diadema, Cotia e Jabaquara (dentro do CAPEs) na Região Metropolitana de São Paulo.
O posto de atendimento no Terminal Metropolitano de Campinas funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30. O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizaro serviço é necessária a apresentação do RG e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.