16/03/2022 - EMTU investe em tecnologias sustentáveis no transporte metropolitano com VLT, trólebus e BRT
Modais
movidos a energia limpa são eficientes, mais silenciosos e reduzem impactos
ambientais, melhorando a qualidade de vida da população
Neste Dia Nacional da
Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, 16 de março, a EMTU -
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo destaca algumas das
tecnologias oferecidas para o transporte público que contribuem para a
mobilidade sustentável.
São modais que oferecem aos
passageiros conforto e agilidade durante as viagens, enquanto utilizam a
energia limpa, sem emissão de poluentes. "Avançamos a cada dia para um futuro consciente
em relação às mudanças ambientais e o nosso compromisso, como gestores do
transporte metropolitano, é oferecer soluções tecnológicas que respeitem o meio
ambiente", destaca o diretor-presidente da EMTU, Marco Antonio Assalve.
O primeiro VLT (Veículo Leve
Sobre Trilhos) elétrico do Brasil começou a circular em 2015 na Baixada
Santista, gerenciado pela EMTU e operado pelo Consórcio BR Mobilidade. Com emissão
zero de poluentes, o modal é silencioso e reduz o tempo gasto nas viagens entre
os nove municípios da região. O VLT interage com o meio urbano, preservando o
patrimônio histórico e colaborando para a revitalização urbanística das vias
por onde passa.
Com 11,1km de extensão, o
primeiro trecho do VLT liga o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação
Porto, em Santos. O segundo trecho, já em obras e previsto para começar a
operar até 2023, ligará em mais 8km a Linha 1 Barreiros - Porto ao Terminal
Valongo, passando pela região central de Santos. A implantação do VLT também
beneficiou o sistema de ciclovias da Baixada Santista, que foi ampliado e
revitalizado ao longo do trecho entre São Vicente e Santos.
Outro importante projeto da
EMTU que alia fluidez ao trânsito e sustentabilidade é o BRT-ABC. Em fevereiro
deste ano, foram iniciadas as obras do sistema rápido de ônibus elétricos
operado pela Next Mobilidade que conectará a região do Grande ABC à capital em
40 minutos na modalidade expressa. Com 20 estações de parada e três
terminais, o BRT prevê uma frota de 82 ônibus elétricos e articulados, com 23
metros, ar-condicionado, silenciosos e não poluentes.
O novo modal vai se conectar
ao sistema de trens metropolitanos, metrô e ao Corredor Metropolitano ABD, que
liga municípios da região do ABC à capital, facilitando ainda mais o
deslocamento da população. A previsão é de que o trecho inicial entre em
funcionamento ainda em 2022 e a operação completa aconteça em 2023.
Atualmente, o Corredor Metropolitano
ABD conecta os terminais Jabaquara e São Mateus, atendendo Diadema, São
Bernardo, Santo André e Mauá, e transporta mensalmente cerca de 4,9 milhões de
passageiros. Este sistema de média capacidade é hoje referência nacional e
internacional para o setor, contando com uma frota de 96 trólebus (elétricos) e
17 veículos com tecnologias diferenciadas (elétricos híbridos). De 2020 a 2021,
foram incluídos na frota 303 veículos com motor Euro V, a mais moderna
tecnologia a diesel do ponto de vista ambiental, com menor emissão de
poluentes.
EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes
Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo
(EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o
transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões
metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e
Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.
Atualizado em: 16/03/2022 12:45:30