Ação da EMTU e Prefeitura de Santos vai distribuir cartilhas e conversar com passageiros durante o trajeto do VLT
Uma parceria da EMTU com a Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil de Santos – CEVISS, órgão vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoverá nesta quarta-feira (12) um evento de conscientização e combate ao trabalho infantil, em alusão à data criada pela Organização Mundial do Trabalho.
Na Estação Ana Costa do VLT, representantes da Comissão estarão distribuindo cartilhas, gibis informativos e botons aos passageiros que circularem pela plataforma de embarque e desembarque, além de conversar sobre o tema com aqueles que estiverem viajando de VLT.
Segundo o IBGE, entre 2019 e 2022, a população do país com 5 a 17 anos de idade diminuiu 1,4%, mas o contingente desse grupo etário em situação de trabalho infantil aumentou 7%. Em 2022, havia 756 mil crianças e adolescentes exercendo as piores formas de trabalho infantil, que envolviam risco de acidentes ou eram prejudiciais à saúde.
Dia Mundial contra o trabalho Infantil - O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007.
Serviço – Dia Nacional da Erradicação do Trabalho Infantil
Data: 12 de junho (quarta-feira)
Horário: 10 às 12 horas
Local: Estação Ana Costa do VLT
Endereço: Avenida Francisco Glicério,
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios e a EMTU transporta nestas cidades atualmente cerca de 2 milhões de passageiros diariamente.