Em 1993, o Ministério de Minas e Energia (MME), o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (DNAEE), a Companhia Energética de São Paulo (CESP), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram convênio para a elaboração, implantação e análise dos resultados de um projeto-piloto na Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se da demonstração da estratégia energético-ambiental de aproveitamento de energia secundária do sistema elétrico interligado Sul/Sudeste/Centro-Oeste, por meio da produção de hidrogênio por eletrólise, para ser usado como combustível em ônibus de transporte coletivo.
No período de 1997 a 2000, com a participação do MME, EMTU/SP, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e recursos financeiros do Global Environment Facility (GEF), foi realizada a Fase 1 do projeto. Os resultados principais foram:
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elaboração de estudo de viabilidade da utilização de ônibus com células a combustível hidrogênio no transporte urbano no Brasil; e
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apresentação de proposta de projeto, Fase 2, para uma demonstração operacional de utilização de ônibus com célula a combustível hidrogênio e unidade de produção de hidrogênio por eletrólise instalada em uma garagem.
Os resultados da Fase 1 foram apresentados ao GEF e aprovados em dezembro de 1999. O convênio foi ratificado em dezembro de 2000, para início da Fase 2. Após várias tratativas entre MME, EMTU/SP, PNUD e FINEP, foram feitos os acertos para a assinatura de todos os documentos e convênios necessários para a realização do projeto.
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Iniciou-se no primeiro trimestre a construção do ônibus protótipo, em Caxias do Sul - RS, com entregas de chassi, sistema de célula a combustível, sistema de tração (motores e controles eletrônicos) e estrutura da carroceria. A produção do ônibus ficou concluída, no modo bateria (conjunto mecânico, elétrico, eletrônico, baterias de tração e estrutura da carroceria, integrado ao chassi), tendo o mesmo sido testado em movimento, com êxito, em outubro 2007. A seguir passou-se para a fase final de montagem com a célula a combustível hidrogênio e tanques de armazenagem de hidrogênio. Também foi iniciado o processo de licenciamento da unidade de produção e abastecimento de hidrogênio, a ser instalada no pátio da concessionária do Corredor Metropolitano ABD ( São Mateus - Jabaquara) - METRA/S.A. Em maio de 2007, representantes das Autoridades Licenciadoras - CETESB, Prefeitura de São Bernardo do Campo, Corpo de Bombeiros, Petrobras e EMTU/SP, viajaram à Europa, com o intuito de visitar instalações de produção e abastecimento de hidrogênio, nas cidades de Amsterdam e Hamburgo, para se inteirar de aspectos de segurança e meio ambiente.
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Em março, o ônibus foi transportado de Caxias do Sul para a garagem da concessionária Metra, em São Bernardo do Campo- SP, dando continuidade aos testes funcionais, os quais foram concluídos com êxito em abril.
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A operação e a manutenção do ônibus a hidrogênio será feita pelos motoristas e equipe de manutenção da Metra - Sistema Metropolitano de Transportes Ltda., empresa que detém a concessão para operar os ônibus no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara). Para tanto, foi celebrado em junho o convênio entre a EMTU/SP e a Metra com esta finalidade.
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O primeiro treinamento da equipe de operação e manutenção do ônibus, bem como de alguns funcionários da EMTU/SP, ocorreu nos dias 16 e 17 de abril nas dependências da EMTU/SP, ministrado pela empresa integradora de veículo. Dando prosseguimento ao treinamento, no período de 20 a 22 de maio, foi aplicado o módulo II, que focou os temas: abastecimento do veículo, procedimentos de operação e manutenção, bem como treinamento prático de direção do veículo.
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Em maio ficaram prontas as instalações da estação provisória de abastecimento do ônibus. Foi montada uma parceria da EMTU/SP com a Petrobras Distribuidora. A Linde Gases, contratada da Petrobras, efetuou as montagens elétricas e hidráulicas. O ônibus será abastecido por meio de carretas-feixe até que a estação definitiva de produção e abastecimento fique pronta.
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Marcando esta fase do Projeto, que consiste na conclusão da fabricação do ônibus, seu deslocamento para São Paulo e o início dos testes de verificação, houve um grande evento de apresentação do ônibus a hidrogênio, nos dias 1 e 2 de julho, nas dependências da EMTU/SP. Estiveram presentes autoridades do governo federal, estadual e municipal, representantes dos órgãos participantes (PNUD, GEF, MME, e FINEP), empresas consorciadas, fabricantes do ônibus e da estação de produção e abastecimento de hidrogênio, além de convidados. Na segunda parte do evento, houve um grande workshop, com apresentações feitas por todas as empresas participantes do consórcio, bem como dos órgãos financiadores e gerenciadores do Projeto.
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Em julho, iniciaram-se as obras da estação de produção e abastecimento de hidrogênio. Com relação ao ônibus, os testes de verificação no Corredor Metropolitano ABD ( São Mateus-Jabaquara ) começaram no mês de outubro, sem carregamento de passageiros.