Região Metropolitana de Sorocaba



Área Territorial
A região é composta por 27 municípios: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcano, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraó, Tatuí, Tietê, Votorantim e Itapetininga. A área somada dos municípios é de cerca de 9.820 km², que corresponde a 3,96% do território estadual.

Demografia
Com relação à população, a região metropolitana tem cerca de 2,1 milhões de habitantes[3] e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 77,9 bilhões. Com isso a RMS passa a ser a 15ª mais populosa do país.

Aspectos Econômicos
É considerada a maior produtora agrícola entre as regiões metropolitanas, com grande diversidade na produção. Possui 11 municípios localizados no eixo das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares e economias baseadas em atividades industriais. O Produto Interno Bruto (2011) é de R$  46,7 bilhões, que equivale a 3,48% do PIB gerado no Estado. Ocupa a 11ª posição na economia paulista.

  Veja Também: