19/07/2019 - Consórcio Bus+ amplia número de postos exclusivos para idosos solicitarem cartão do transporte metropolitano na RMC
Além de Campinas e
Sumaré, passageiros com 60 anos de idade ou mais também têm atendimento
exclusivo para obtenção do Cartão Bus+ em Hortolândia e Americana
Quatro dos 22 postos
de atendimento para que os passageiros de linhas intermunicipais da Região Metropolitana
de Campinas (RMC) solicitem o Cartão Bus+ são
destinados exclusivamente a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Nesta
sexta-feira (19), começou a funcionar um posto exclusivo em Americana, na rua
Padre Avelino Canazza, 251, Vila Santa Catarina, na garagem da Viação
Capellini. Ontem (18) começou a funcionar o atendimento exclusivo a idosos em
Hortolândia, na garagem da Viação Boa Vista, localizada na avenida Santana,
1.000, Parque Ortolândia.
Desde
o início da semana, estão em funcionamento outros dois postos para idosos na
região. Um fica no Centro de Atendimento ao Passageiro Especial (Capes) da
EMTU/SP dentro no Terminal Metropolitano de Campinas, localizado na avenida Lix
da Cunha, 101, Jardim Bandeirantes. O outro funciona no interior da Rodoviária
de Sumaré, na avenida Júlia Vasconcelos Bufarah, 50, Centro. Nos quatro locais,
o horário de atendimento é das 8h às 17h.
Embora os novos locais exclusivos tragam mais
conforto, os passageiros com idade igual ou superior a 60 anos também podem
solicitar o Cartão Bus+ Sênior sem pressa após a fase de transição, que termina
em setembro. A legislação federal assegura o direito
do idoso à gratuidade com a apresentação de um documento de identidade.
Cartão
Bus+ - O novo Cartão BUS+ vai unificar e
substituir os atuais bilhetes. Além da maior agilidade no embarque, será
possível utilizar apenas um meio de pagamento no transporte metropolitano das
20 cidades da região.
O
sistema é operado pelo Consórcio BUS+, concessionária das linhas
intermunicipais na RMC, e vai beneficiar os passageiros que
fazem cerca de 3 milhões de viagens mensais utilizando as modalidades
"Cidadão", "Vale-Transporte (VT)", "Empresarial", "Escolar", "Sênior" e
"Especial". Outra vantagem do BUS+ é a segurança, já que os créditos podem ser
recuperados em caso de necessidade do cancelamento do cartão por perda, furto
ou roubo.
Para
fazer a substituição do cartão atual, o passageiro deve acessar o site www.busmais.com.br e se cadastrar. Outra opção é ir a um dos 22 pontos de atendimento do Consórcio BUS+
localizados nos municípios da RMC. Se o contato for realizado pela
internet, o prazo para retirada do cartão é de três dias úteis. Nas lojas de
atendimento do Consórcio o passageiro faz o cartão na hora. A lista completa de
postos está disponível no site.
Os
créditos dos cartões atuais serão aceitos até 30 de setembro. O vale-transporte
em papel da EMTU/SP será comercializado até 30 de agosto e aceito até 15 de
novembro. Confira na tabela abaixo os prazos de recarga e aceitação das atuais
modalidades de bilhetes:
Bilhete/Aplicação
|
Recarga/Revalidação
|
Prazo de Aceitação
|
Comum permissionária
|
30/06
|
30/09
|
Estudante Passe Livre
|
31/07
|
30/09
|
Estudante 50%
|
31/07
|
30/09
|
Sênior Paulista 60
- 64
|
---
|
30/09
|
Vale-transporte EMTU
|
30/08
|
15/11
|
Central de Informações BUS+: 0800 777
2870
www.busmais.com.br
www.emtu.sp.gov.br
Atualizado em: 19/07/2019 16:31:26