SP

Home EMTU

Imagem pagina

06/03/2024 - EMTU celebra o Mês da Mulher com eventos de saúde, cidadania e bem-estar nos terminais metropolitanos



 Ações começam nesta quarta-feira (06) e incluem orientações sobre câncer de mama e de colo de útero, auxílio contra a violência e reflexões com psicólogas sobre ser mulher

 

Os terminais metropolitanos gerenciados pela EMTU na Grande São Paulo vão celebrar o mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, com diversos eventos ligados ao universo feminino. 

No dia 06/03 (quarta-feira), das 10h às 13h, a EMTU promove uma ação que tem como objetivo orientar sobre diagnóstico precoce e tratamento ao câncer de mama no Terminal São Mateus, em parceria com a Associação Rosa Mulher. As passageiras contarão com dicas de como realizar o auto exame e receberão materiais informativos sobre a doença.

No dia 08/03 (sexta-feira), Dia Internacional da Mulher, o Terminal Metropolitano Jabaquara será palco de rodas de conversas com mulheres, abordando os tipos de violência, orientações sobre a importância de pedir ajuda, além de encaminhamento psicológico e jurídico. Trata-se de uma ação conjunta da EMTU com a Organização Bem Querer Mulher e está programada para acontecer das 10h às 13h. Às 11h haverá apresentação da Afromix, grupo de 30 mulheres que irão apresentar danças.

Nos dias 7/03, (Terminal Metropolitano Carapicuíba), 12/03 (Terminal Santo André), 14/03 (Terminal São Mateus), 15/03 (Terminal Jabaquara), 22/03 (Terminal Diadema), 25/03 (Terminal Cecap) e 26/03 (Terminal Bortolosso), das 9h às 13h, as passageiras poderão participar de atividades de conscientização sobre câncer de colo de úteroem parceria com a PROZ Educação e Escola Grau Técnico Guarulhos em alusão ao Março Lilás, mês da conscientização e prevenção da doença. Alunos e professor vão distribuir folhetos informativos e também haverá testes gratuitos de glicemia e aferição da pressão arterial. 

A saúde emocional das mulheres será tema de esquetes teatrais e diálogos com psicólogas no Terminal Santo André, no dia 11/03 (segunda-feira), das 10h às 13h. A ação, em parceria com o Instituto NEPSAR, busca promover a reflexão das passageiras sobre emoções e os inúmeros papéis que a mulher desempenha. Serão ofertadas estrelas com frases motivacionais e os passageiros serão convidados a escreverem em post-it uma mensagem positiva, de apoio, força e motivação. Já a Viva Melhor ONG vai esclarecer dúvidas sobre autoexame e prevenção do câncer de mama. 

Endereços dos terminais metropolitanos:

Jabaquara: Rua Nelson Fernandes, s/n, Jabaquara – SP

São Mateus: Avenida Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo – SP

Santo André: Rua Visconde de Taunay, s/n, Centro – Santo André – SP

Luiz Bortolosso: Praça dos Emancipadores - Quitaúna, Osasco - SP,

Carapicuíba: Rua Diógenes Ribeiro de Lima, 53 – Carapicuíba – SP

Diadema: Av. Conceição, s/n – Diadema – SP

Cecap: Avenida Pres. Tancredo de Almeida Neves, 2903 - Guarulhos - SP

 

Sobre a EMTU 

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios e a EMTU transporta nestas cidades atualmente cerca de 2 milhões de passageiros diariamente.


Atualizado em: 06/03/2024 11:35:10



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.