SP

Home EMTU

Imagem pagina

16/04/2024 - EMTU participa do 4º Fórum Paulista do Transportador Escolar





A EMTU participou do 4º Fórum Paulista do Transportador Escolar, que aconteceu sábado (13/04), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e contou com representantes de mais de 25 municípios do Estado de São Paulo.


O chefe de departamento da Regional Campinas da EMTU, Sylvio Silva, participou da abertura do evento e a analista de gestão, Monica Cavichioli, fez uma apresentação sobre o Transporte Escolar, informando a abrangência, tecnologias desenvolvidas, as legislações pertinentes e os principais números relativos à região, além do vídeo institucional da EMTU.



O  líder da inspeção, Noeliver Fernandes também esteve presente no evento. Representando a Unidade Sorocaba da empresa, estiveram o assessor Luiz Gustavo, e o analista Paulo Tavares. 


O Fórum Paulista do Transportador Escolar foi idealizado em 2023, por condutores e gestores escolares das cidades de Sorocaba, Itapetininga, Osasco e Várzea Paulista. Na atual edição, conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do PTS e da Urbes – Trânsito e Transportes de Sorocaba, tendo como objetivo discutir questões relevantes para essa categoria, que diariamente é responsável pelo transporte dos alunos das cidades.


Houve, também,  palestras ministradas por representantes da Urbes e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).


Segundo a Urbes, o Fórum fomenta discussões para o constante aprimoramento do setor, sendo que Sorocaba conta atualmente com uma frota de 584 veículos habilitados para atuar no transporte escolar. Semestralmente, eles passam por processo de vistoria, que visa garantir aos alunos a segurança durante todo o trajeto.


No município, a categoria do transportador escolar teve avanços, aponta a Urbes, como o próprio sistema on-line de renovação de Alvará. Também há um aplicativo em que os interessados podem realizar busca pelo serviço disponível para contratação. Outro diferencial é que os condutores escolares podem utilizar, para ultrapassagens, os corredores destinados ao sistema BRT de transporte coletivo de passageiros e, com isso, obter ganho substancial de tempo no trajeto realizado.


Sobre a EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios e a EMTU transporta nestas cidades atualmente cerca de 2 milhões de passageiros diariamente.



Atualizado em: 16/04/2024 11:53:25



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.