SP

Home EMTU

Imagem pagina

19/05/2023 - Exposição “Queer Angola - Veja além do seu preconceito” percorrerá terminais de ônibus da EMTU



Fotografias marcam o Dia Internacional de Combate a Homofobia e ficarão disponíveis a partir desta sexta-feira (19/05) até a semana do Dia Mundial do Orgulho LGBT+ (28/06)

 

visualizador








Os Terminais Metropolitanos Diadema, São Mateus, Luiz Bortolosso (Osasco) e Carapicuíba da EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos recebem a partir desta sexta-feira (19/05) a exposição “Queer Angola”, da Associação Diversa, Arte e Cultura e o Museu Lusófono da Diversidade Sexual.

A exposição marca o Dia Internacional de Combate a Homofobia e retrata pessoas da comunidade LGBT+ de Angola, com imagens da campanha “Veja além do seu preconceito”, da Associação Íris Angola. São 12 fotografias de lésbicas, gays e pessoas trans angolanas em contextos e atitudes de empoderamento da comunidade no país.

As fotos traduzem a cultura angolana, nas roupas, nos tecidos, nas estampas, nas cores e nas pinturas faciais e corporais, e na atitude das pessoas fotografadas, que expressam sua coragem, num continente ainda marcado por muita censura, discriminação, violências e punições públicas.

As fotografias ficarão expostas até a última semana de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Orgulho LGBT+ (28/06). “Queremos fomentar a não discriminação das pessoas em todos os aspectos, especialmente no que se refere à sua identidade de gênero e orientação sexual”, diz uma das frases da exposição. Concebida e coordenada por Carlos Fernandes, diretor executivo da Associação Íris Angola, “Queer Angola” tem realização da Diversa Arte e Cultura e expografia de Franco Reinaudo e Leonardo Arouca.

Confira aqui as fotos da exposição: https://tinyurl.com/3dm9xuaa

Museu Lusófono da Diversidade Sexual (MLDS): Foi criado a partir da ideia de unir as vivências de pessoas LGBT+ que vivem em localidades onde a língua portuguesa é falada, sua gestão é feita por representantes LGBT+ desses países. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Todos esses países somam uma população de mais de 267 milhões de habitantes. Tem como principais objetivos: preservar memórias, recuperar histórias e visibilizar a produção sociopolítico cultural das comunidades LGBT+ desses 10 países e realizar exposições de forma colaborativa com a participação de pessoas LGBT+ na gestão e elaboração de suas ações e atividades.

Associação Diversa, Arte e Cultura: foi criada em 2012 por e para pessoas LGBT+, para preservar a memória da comunidade a partir de processos coletivos e participativos. Tem como principais objetivos: preservar a memória da população LGBT+; estimular, promover e incluir artistas LGBT+ e sua produção cultural; promover a cultura da paz e a educação em direitos humanos e combater a violência e a discriminação contra pessoas LGBT+.

Serviço - Exposição “QUEER ANGOLA”

Terminal Metropolitano Diadema
Data: 19/05 a 28/05

Endereço: Av. Conceição, s/n, Parque Mamede – Diadema

Terminal Metropolitano São Mateus
Data: 30/05 a 8/06
Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100, Jardim Vera Cruz, São Paulo/SP

Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso
Data: 13/06 a 22/06
Endereço: Av. dos Autonomistas, nº 7.130, Quitaúna, Osasco/SP

Terminal Metropolitano Carapicuíba
Data: 24/06 a 30/06
Endereço: R. Diógenes Ribeiro de Lima, 53 - Vila Gustavo Correia, Carapicuíba – SP



Atualizado em: 24/05/2023 16:23:28



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.