SP

Home EMTU

Imagem pagina

05/06/2019 - Programa Conscientizar da EMTU/SP completa uma década orientando empresas de ônibus a controlar a emissão de poluentes



Esta é uma das ações ambientais da empresa, que também instalou placas de energia solar no Corredor Biléo Soares, em Campinas.

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, iniciativas e programas  da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP se destacam quando o assunto é sustentabilidade ambiental aplicada ao transporte público. 

Responsável pelo gerenciamento das linhas intermunicipais de ônibus nas regiões metropolitanas do Estado, a EMTU/SP criou o programa “Conscientizar” que, há dez anos, avalia a emissão da fumaça preta emitida pelos ônibus. Agentes de inspeção orientam as concessionárias e permissionárias sobre a necessidade de manter os motores dos ônibus regulados. 
Na Região Metropolitana de São Paulo, nos últimos nove anos foram analisados mais de 40 mil ônibus e a média de aprovação foi de 80%. Na Baixada Santista a aprovação foi de 93% para a frota total de 8,5 mil coletivos. Na Região Metropolitana de Campinas foram verificados quase 14,5 mil veículos com 83% de aprovação. 
Placas solares em corredor metropolitano – Na Região Metropolitana de Campinas, onde gerencia o transporte intermunicipal em 20 municípios, a EMTU/SP está implantando o Corredor Metropolitano Biléo Soares com tecnologia ambientalmente sustentável.
Entre outubro e dezembro do ano passado foram instaladas placas de captação de energia solar em 20 Estações de Embarque do Corredor Biléo Soares, em Americana e Santa Bárbara D’Oeste. As placas são conectadas com a rede da CPFL gerando ao Estado um crédito em energia. Nos três últimos meses de 2018 a EMTU/SP já computou a redução de 18% no valor pago de consumo de energia. Neste ano, de janeiro a abril, a economia foi de 22%.
Reúso de água no Corredor ABD - Na estação de tratamento da concessionária Metra, responsável pela operação do Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara), são reaproveitados 30 mil litros de água / dia, o que representa a reutilização de mais de 10 milhões de litros de água por ano. Esse número equivale a quatro piscinas olímpicas. A água de reúso é utilizada na lavagem de toda a frota de ônibus e dos 110 pontos de parada do Corredor e sua extensão. 

O programa Corredor Verde da Metra, lançado em 2008, promoveu o plantio de 10 mil árvores ao longo desse sistema de transporte que possui 45 km de extensão. A região do ABD conta atualmente com diversas espécies nativas do bioma da Mata Atlântica. 

O gerenciamento de resíduos também merece destaque na política ambiental dessa operadora com a destinação ambientalmente correta de materiais descartados como pneus, lâmpadas, baterias, entre outros. 

VLT da Baixada Santista – A EMTU/SP gerencia a operação do VLT, moderno sistema de transporte, elétrico e silencioso, que liga Santos e São Vicente ao longo de 11 quilômetros, ajudando a preservar o meio ambiente. Mensalmente 670 mil passageiros se beneficiam com um transporte rápido, não poluente e totalmente integrado ao meio urbano.  


Atualizado em: 05/06/2019 10:46:39



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro
Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.