SP

Home EMTU

Imagem pagina

09/06/2017 - RMVP: Ônibus metropolitanos são aprovados em programa de redução de poluentes



Os números positivos vão ao encontro da Semana Mundial do Meio Ambiente

A maioria dos ônibus intermunicipais dos sistemas Regular (Comum e Especial) e de Fretamento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba foi aprovada no Programa ConscientizAR da EMTU, que visa diminuir a emissão de poluentes dos veículos.

De janeiro a maio deste ano, 361 veículos foram inspecionados pelos agentes da EMTU. Destes, 311 foram aprovados, cerca de 86% do total. A medição da emissão da fumaça preta é feita por meio do opacímetro, aparelho utilizado na medição da quantidade de fumaça emitida por metro e da opacidade (grau de enegrecimento expresso em porcentagem) da fumaça expelida pelo escapamento por veículos com motores a diesel.

O ConscientizAR faz parte da política da EMTU de responsabilidade social e preservação do meio ambiente, tem caráter educativo e busca informar as empresas operadoras sobre a necessidade de manter os motores regulados. 

Criado em 2008, o programa realiza o trabalho de campo diariamente por técnicos treinados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). A equipe mede o material particulado (conhecido popularmente como fumaça preta) que sai do escapamento dos veículos.

A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à má qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.


Atualizado em: 09/06/2017 15:05:41



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro
Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.