SP

Home EMTU

Imagem pagina

09/04/2024 - Terminais da EMTU na Grande São Paulo terão ações de conscientização sobre o autismo



Eventos fazem parte da campanha Abril Azul, que procura dar visibilidade ao transtorno do espectro autista (TEA)

Começa nesta terça-feira (09) no Terminal São Mateus uma série de ações da EMTU em parceria com o Instituto Proz para celebrar o Abril Azul, campanha que procura chamar a atenção para o transtorno do espectro autista (TEA).

Até o final do mês, as ações também acontecerão nos terminais Jabaquara (12), Santo André (16), Bortolosso, em Osasco (18), Carapicuíba (22) e Diadema (25).

Os passageiros que circularem por estes terminais receberão folhetos informativos sobre o tema e poderão realizar procedimentos preventivos de saúde, aferindo a pressão arterial e realizando testes de glicemia.

Abril Azul - Foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social. Pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.

Instituto Proz Educação - Nasceu a partir da união de duas escolas formadoras de profissionais de saúde, a ESSA (SP) e a Enferminas (MG). Fundadas há mais de 10 anos, as duas instituições, juntas, já formaram mais de 22 mil estudantes.

Sobre a EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. As linhas gerenciadas pela EMTU transportam atualmente cerca de dois milhões de passageiros em 134 municípios do estado.

 

Abril Azul  - Conscientização Sobre o Autismo

Data: 09 de abril

Local: Terminal São Mateus

Horário: 9h às 13h

Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100, São Paulo

 

Data: 12 de abril

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Horário; 9h às 13h

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n

 

Data: 16 de abril

Local: Terminal Santo André Leste

Horário: 9h às 13h

Endereço: Rua Itambé, s/n, Santo André

 

Data: 18 de abril

Local: Terminal Luiz Bortolosso

Horário: 9h às 13h

Endereço: Praça dos Emancipadores - Quitaúna, Osasco

 

Data: 22 de abril

Local: Terminal Carapicuíba

Horário: 9h às 13h

Endereço: Rua Diógenes Ribeiro de Lima, 53, Carapicuíba

 

Data: 25 de abril

Local: Terminal Diadema

Horário: 9h às 13h

Endereço: Av. Conceição, 7.000, Diadema



Atualizado em: 09/04/2024 11:29:35



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.