SP

Home EMTU

Imagem pagina

19/01/2024 - Terminais metropolitanos da EMTU terão quatro ações em apoio ao Janeiro Branco a partir de segunda-feira (22)




Atividades incluem a presença de psicólogos para informar, apoiar e alertar sobre a necessidades de cuidar da saúde mental


visualizador



A EMTU inicia na próxima segunda-feira (22), uma série de ações em apoio ao Janeiro Branco, campanha destinada à conscientização para os cuidados com a saúde mental. Ao todo serão quatro eventos até o final do mês nos terminais metropolitanos da Grande SP.


No dia 22, haverá atividades no Terminal Santo André, com uma equipe de psicólogas do Núcleo de Especialização em Psicodrama e Sociodrama de Santo André (NEPSAR) que realizarão esquetes e distribuirão informativos sobre saúde mental.


Na sexta-feira, 26, o Terminal Cecap, em Guarulhos, recebe agentes da Escola Grau Técnico que oferecerão aos passageiros a oportunidade de realizarem testes gratuitos de glicemia e pressão arterial, além de informar sobre o tema da campanha.


As ações se encerram nos dias 30 e 31 no Terminal São Mateus com atividades em parceria com o Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont. Está programada uma escuta qualificada, buscando entender a saúde mental do passageiro e, caso haja necessidade, sugerir o encaminhamento a serviços como: mudança do nome, sexo, hormonoterapia, educação e trabalho. Haverá também a distribuição de preservativos, lubrificantes e testes rápidos de HIV.


Janeiro Branco - movimento iniciado em 2014 no Brasil com o objetivo de chamar a atenção para as necessidades relacionadas à Saúde Mental. O mês de janeiro foi escolhido porque é o período em que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.


NEPSAR - É uma empresa privada ligada à formação de profissionais em sociopsicodrama, ou seja, nos métodos do psicodrama e sociodrama, psicoterapia e terapia individual e em grupo para as áreas psicoterápicas e da saúde.


Escola Grau Técnico -  Presente em todas as regiões do Brasil, o Grau Técnico é a maior rede privada de Ensino Técnico no Brasil,  com mais de 30 cursos e 100 mil alunos matriculados.


Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont - É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo por meio da Coordenação de Políticas para LGBTI, com o intuito de desenvolver atividades e marcar a luta contra a homofobia.


Evento - Janeiro Branco


Data e horário: 22 de janeiro de 2024 (10h às 13h)

Local e endereço: Terminal Santo André (Rua Visconde de Taunay, s/n - Centro - Santo André/SP)


Data e horário: 26 de janeiro de 2024 (10h às 14h)

Local e endereço: Terminal Cecap (Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves, S/N, Parque Cecap Guarulhos)


Datas e horários: 30 e 31 de janeiro de 2024 (13h às 17h)

Local e endereço: Terminal São Mateus (Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo - SP)


Sobre a EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.



Atualizado em: 19/01/2024 14:36:14



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.