Passageiros vão conhecer o ciclo de vida do Aedes Aegypti e poder tirar dúvidas sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito
Nesta quarta-feira (17), a EMTU e a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Jabaquara/Vila Mariana vão promover no Terminal Metropolitano Jabaquara uma ação de combate ao Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue.
O intuito é conscientizar e instruir os passageiros sobre como eliminar os focos que acabam propagando a doença, evitando caixas d’água destampadas, mantendo a lixeira bem fechada, descantando água parada em pneus, garrafas, pratos de plantas etc.
Na atividade, os agentes da UVIS vão esclarecer a população sobre os cuidados que devem ser adotados e distribuir materiais informativos com alertas em relação à dengue e outras doenças causadas pelo Aedes Aegypti, como zika e chikungunya. Além disso, haverá amostra de larvas para demonstrar os ciclos da vida do mosquito, que se reproduz em locais com acúmulo de água parada.
Confira as orientações para evitar criadouros:
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada;
- Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos;
- Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda;
- Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana;
- Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo;
- Caixas d’água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo.
Serviço:
Campanha de conscientização sobre a dengue
Data: 17 de abril
Horário: 9h às 12h30
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara da EMTU
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios e a EMTU transporta nestas cidades atualmente cerca de 2 milhões de passageiros diariamente.