SP

Home EMTU

Imagem pagina

25/04/2024 - Terminal Jabaquara da EMTU terá mutirão de saúde no Dia de Combate à Hipertensão



Passageiros vão receber orientações e realizar testes com cardiologistas, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e psicólogos sobre hábitos saudáveis para a prevenção da doença

 

Nesta sexta-feira (26/04), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a EMTU e a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) vão realizar a Campanha Menos Pressão, no Terminal Metropolitano Jabaquara.

Equipes de especialistas, compostas por cardiologistas, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, educadores físicos, professores da USP e psicólogos vão atender gratuitamente o público do terminal levando informações sobre controle da hipertensão, a importância de manter boa alimentação e praticar exercícios físicos, cuidados com a ansiedade e depressão e recomendações de adoção de hábitos saudáveis no dia a dia para a prevenção de doenças.

Além disso, haverá teste de impedância e aferição de pressão arterial. O tema “Meça a Pressão e Descomplique a Vida” da campanha, tem como objetivo reforçar a importância da aferição da pressão arterial para diagnosticar, controlar e prevenir as complicações relacionadas à hipertensão arterial. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta é definida por cifras pressóricas superiores a 140/90 mmHg e constitui uma das principais causas de morte no Brasil, acometendo cerca de 30% da população adulta. Em idosos, pessoas com excesso de peso e diabéticos, esses percentuais são ainda superiores, podendo atingir até 60%

A data visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. Entre os sintomas estão tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante aferir regularmente a pressão arterial.

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão e o consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da doença.

Prevenção e controle:

– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– praticar atividade física regular;
– aproveitar momentos de lazer;
– abandonar o fumo;
– moderar o consumo de álcool;
– evitar alimentos gordurosos;

Serviço – Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

Data: 26/04
Horário: 9h às 16h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara da EMTU
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP


Sobre a SBH: A Sociedade Brasileira de Hipertensão foi criada em 1991 com o objetivo de estimular o intercâmbio de informações e pesquisas sobre hipertensão arterial, educar médicos e profissionais da saúde e promover a detecção, controle e prevenção da doença na população brasileira. A SBH organiza uma série de eventos para difundir o tema tanto entre os médicos e profissionais da saúde quanto para a população em geral.

Sobre a EMTU: Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios e a EMTU transporta nestas cidades atualmente cerca de 2 milhões de passageiros diariamente.

Atualizado em: 25/04/2024 16:04:30



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.