18/10/2023 - Terminal Santo André da EMTU recebe ação em apoio ao Outubro Rosa com dicas de prevenção ao câncer de mama
Evento vai orientar sobre autoexame e terá conversa com psicólogas
Nesta quinta-feira (19), a EMTU promoverá uma ação em apoio ao Outubro Rosa no Terminal Santo André, tendo como parceiros os institutos Viva Melhor e NEPSAR. Os passageiros terão disponíveis dicas e orientações sobre autoexame e manuseio da mama amiga, grupos de psicólogas para conversarem com os passageiros, esquetes psicodramáticas, além da distribuição de folhetos informativos sobre o tema e mensagens motivacionais.
Até o final do mês, a EMTU realizará mais cinco ações em apoio à campanha, uma na sede da EMTU em São Bernardo (20) e quatro nos terminais CECAP (23), Jabaquara (24) Santo André (25) e Diadema (27).
O câncer de mama é o que mais atinge mulheres em todo o mundo e, segundo o Instituto Nacional de Câncer, estima-se que, em 2023, o Brasil terá mais de 73 mil novos casos da doença, com um risco estimado de 65 casos a cada 100 mil mulheres. Os principais sintomas que podem ajudar em um diagnóstico precoce são: caroço (nódulo) endurecido, pele da mama avermelhada, alterações no bico do seio e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Outubro Rosa - A data foi criada nos Estados Unidos, na década de 90, e tem o objetivo de alertar a população sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Instituto Viva Melhor - Fundado em 2006, o Instituto Viva Melhor é uma organização social que desenvolve diversos trabalhos voltados à formação, qualificação e capacitação de pessoas.
Instituto NEPSAR - É uma empresa privada que forma profissionais com nível de formação livre e pós-graduação (Lato-Sensu) em sociopsicodrama.
Evento - Outubro Rosa
Data e horário: 19 de outubro de 2023 (10h às 13h)
Local e endereço: Terminal Santo André Leste (Rua Visconde de Taunay, s/n – Centro – Santo André/SP)
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.
Atualizado em: 18/10/2023 15:33:35