Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Com 39 municípios, a Região Metropolitana Vale do Paraíba foi criada no dia 9 de janeiro de 2012 com o Projeto de Lei 66/2011 .
Área Territorial
O Vale do Paraíba e Litoral Norte corresponde a 6,52% da área do Estado de São Paulo, totalizando 16.178 km². É composto por 39 municípios que se dividem em 5 sub-regiões.
Demografia
A região concentra mais de 2,5 milhões de habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2018, e gerou 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista em 2016.
Aspectos econômicos
55,6 bilhões de reais de PIB. 5,13% do total estadual
A região está estrategicamente situada entre as duas Regiões Metropolitanas mais importantes do País: São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, destaca-se nacionalmente por intensa e diversificada atividade econômica.
Como forma um quadrilátero entre as cidades de Santos, Campinas, São Paulo e São José dos Campos, a chamada Macrometrópole Paulista abriga dois terços da população paulista. A região concentra 82,7% do PIB estadual e, aproximadamente 27,7% do nacional.
A situação geográfica da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – localizada entre os dois maiores centros produtores e consumidores do Brasil – e as facilidades de comunicação (Rodovia Presidente Eurico Gaspar Dutra) foram fatores decisivos para a industrialização e o avanço tecnológico do Vale do Paraíba.
Merece destaque a presença de empresas de ponta dos setores automobilístico, aeroespacial, petrolífero e farmacêutico, e os pólos científico e tecnológico, reunindo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Com uma população aproximada de 2,3 milhões de habitantes, 5,5% do total do Estado, a Nova Região Metropolitana está dividida em cinco áreas:
- Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos.
- Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Taubaté e Tremembé.
- Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira.
- Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras.
- Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Veja Também: