05/08/2019 - Aplicativo melhora operação de serviço que transporta estudantes com deficiência
EMTU/SP
desenvolveu app que facilita e agiliza a gestão do Ligado, que leva 5.100
passageiros a escolas das regiões de São Paulo e Campinas
São
Paulo, 5 de agosto de 2019. Na última semana, os 3,5 milhões de
alunos da rede estadual de ensino voltaram às aulas. Parte desses estudantes
depende de um transporte especial para chegar às escolas. É isso que faz o
Ligado, serviço prestado pela EMTU/SP que dispõe de veículos totalmente
adaptados para transportar com conforto e segurança crianças e adolescentes com
deficiência.
Atualmente
534 vans transportam 5.100 passageiros (incluindo acompanhantes) entre as casas
dos estudantes e quase mil escolas e instituições credenciadas pela Secretaria
de Estado da Educação (SEE) nas regiões metropolitanas de São Paulo e
Campinas. Para melhorar a gestão e operação desse transporte, a EMTU/SP
desenvolveu o aplicativo Ligado Operador. A ferramenta permite o acompanhamento
da operação em tempo real, com informações da localização dos veículos,
registro de embarque e desembarque das crianças e o horário inicial e final de
cada viagem.
Disponível
para Android e iOS, também possibilita que o motorista saiba
antecipadamente se o aluno vai faltar _caso os pais avisem por meio da central
de atendimento ou via e-mail_ e assim altere o itinerário para buscar outros
estudantes. Com a ferramenta, a EMTU/SP também pode enviar mensagens aos
operadores das vans.
Integrado
à plataforma tecnológica eSEC, compartilhada entre a EMTU/SP e a Secretaria da
Educação desde 2014, o app possui interface simples e objetiva para facilitar o
uso durante a operação. Por meio de ícones, o motorista fica sabendo com
antecedência se o passageiro é cadeirante, se possui acompanhante e até a data
em que comemora aniversário.
Por
enquanto, o aplicativo está disponível apenas para operadores do serviço e
técnicos da EMTU/SP como ferramenta interna de gerenciamento, mas ajuda a
tornar melhor o transporte para quem precisa.
A
certeza de que seu filho com deficiência intelectual, Wellington Silva
Cavalcante, de 11 anos, está em boas mãos tranquiliza Genilda Santana Silva.
Eles moram na Vila Heliópolis, em São Paulo. No período da tarde, o Ligado
busca Wellington na escola e o leva ao Centro para Criança e Adolescente (CCA),
no mesmo bairro. Genilda trabalha como doméstica e conta que o Ligado é
importante para sua família. "O serviço faz toda a diferença no meu dia a dia.
O carro leva e trás o meu filho com toda segurança que precisa."
Para
a dona de casa Francisca de Souza Leite, que mora em Santo André, esse
transporte também é essencial. Sua filha Mayra Nunes, de 14 anos, é cadeirante
e tem deficiência intelectual e Francisca ainda cuida de outro filho de seis
anos de idade. "Sem o Serviço Ligado eu não teria como levar a minha filha para
a escola. Frequentar as aulas é a oportunidade para ela se socializar", diz.
Desenvolvimento
-
O app Ligado Operador ficou entre os dez finalistas
do Prêmio Melhores Práticas de Mobilidade 2019, organizado pela Divisão América
Latina da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP) em junho deste
ano em Estocolmo, na Suécia.
O
aplicativo foi desenvolvido pela EMTU/SP em quatro meses e 1.200 pessoas, entre
operadores e monitores, foram treinadas para utilizar o aplicativo. O app
começou a operar em abril do ano passado e desde então vem sendo aprimorado com
novas soluções. São registrados atualmente mais de 12 mil acessos
diários.
A
criação do aplicativo foi proposta durante a 1ª Hackathona Metropolitana
EMTU-Metra, realizada em 2017, pelo grupo Computer Society, formado pelos
estudantes Carlos Henrique Torres Silva, Gustavo Murayama, Lucas Tornai de
Carvalho e Renan Henrique Gomes Damazio Assunção. A ideia foi levada adiante e
desenvolvida pela área de Tecnologia da Informação (TI) da EMTU/SP.
Hoje
engenheiro de dados, Lucas Carvalho explicou que aquela foi sua primeira
experiência em uma hackathona e ficou satisfeito em saber do desenvolvimento do
app. "Achei legal porque o trabalho que a gente fez não foi em vão."
Sobre
o Ligado - Para solicitar o atendimento pelo
Ligado, é necessário que o responsável pelo aluno contate a escola, a Diretoria
Regional de Ensino ou Secretaria de Estado da Educação para efetuar o cadastro.
Em 2018, o Ligado transportou aproximadamente 6.000
passageiros, sendo 4.500 somente em São Paulo.
As
vans utilizadas no serviço passam por inspeções rigorosas a cada seis meses. Os
operadores devem ser credenciados junto à Secretaria de Estado dos Transportes
Metropolitanos e passam por curso voltado ao transporte de crianças com
deficiência e mobilidade reduzida, aplicado por instituições credenciadas pelos
órgãos de trânsito e transporte.
Atualizado em: 05/08/2019 17:12:41