SP

Home EMTU

Imagem pagina
Você está em: Home...

20/06/2023 - Decoração junina alegra passageiros dos veículos da EMTU que transportam alunos com deficiência



Bandeirinhas e adereços deram clima junino para a viagem das crianças; Serviço Ligado da EMTU transporta diariamente 5,5 mil alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida

 


As vans do Serviço Especial Conveniado (Ligado) da EMTU, que há 14 anos transporta gratuitamente alunos com deficiência ou com mobilidade reduzida, receberam uma decoração especial neste mês. Para os passageiros embarcarem no clima junino, os veículos foram enfeitados com bandeirinhas, fitas, balões e chapéus de palha.

A iniciativa faz parte da humanização do atendimento às crianças, fazendo com que a viagem seja um momento especial e divertido do dia para elas. Ao menos 10 vans do Serviço Ligado já estão decoradas e, ao longo do mês, outros veículos estão sendo enfeitados.

Desde 2018 trabalhando como monitora do Ligado, Joci Vespasiano se entusiasma com a reação das crianças quando faz as decorações. “Todos os anos nas datas comemorativas buscamos enfeitar a Van, é uma ferramenta para mostrar nossa arte e nossa cultura como forma de integração social”, conta. “As nossas crianças adoram e, mesmo algumas não se manifestando em palavras, vejo no olhar delas o brilho da alegria e a curiosidade”, comenta emocionada.

Carla, mãe do aluno Lucas, ficou feliz com a animação do filho depois de andar no veículo decorado. “Ele gostou muito da van enfeitada, chegou em casa e não parava de falar dela. A iniciativa é muito boa, porque eles vivem o lúdico e nós, pais e mães, achamos lindo esse trabalho e esse carinho com os nossos filhos”, aprova Carla.
 

 

“Fiquei muito feliz e encantada em ver a decoração da van, achei de um carinho e cuidado especial com eles. É muito importante porque isso também é inclusão, mostra para os alunos que eles fazem parte dessa festividade tão gostosa”, comenta Fátima, mãe do aluno Heitor.

Gerenciado pela EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, o Ligado é viabilizado por meio de um contrato firmado com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Proporciona, em média, 172 mil atendimentos por mês a crianças e jovens com deficiência física ou mobilidade reduzida matriculados em 1.151 escolas da Rede Regular de Ensino e demais instituições conveniadas ou credenciadas ao órgão, possibilitando o deslocamento destes alunos no acesso à educação.

Para Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU, esses pequenos gestos de carinho no atendimento refletem na satisfação do usuário. “O Ligado é um serviço muito especial para a EMTU, pois lida com jovens alunos sonhadores que merecem uma atenção única”, explica. “A satisfação dos usuários do Ligado, que já ficou acima dos 97%, é resultado desse cuidado e humanização no dia a dia do atendimento”, observa Paulo Reis.

O atendimento conta com uma frota composta por mais de 540 veículos para transportar 5,5 mil alunos e 400 acompanhantes em um serviço prestado porta a porta, isto é, realiza o trajeto da residência do estudante até a instituição de ensino.

Para solicitar o serviço, o responsável pelo aluno deve procurar a Instituição de Ensino, Diretoria Regional de Ensino ou Secretaria de Educação do Estado para efetuar o cadastro. Mais informações sobre o serviço LIGADO podem ser obtidas através do e-mail ligado@emtu.sp.gov.br ou da central de atendimento exclusiva pelo telefone 0800 771 17 37, de segunda a sexta-feira, das 5h às 23h, e aos sábados, das 7h às 19h.
 


 

Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.


Atualizado em: 20/06/2023 15:27:55



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.