Programa Giralivro EMTU, de incentivo à leitura, inaugura espaço de troca e doação de livros nas estações Ana Costa e Bernardino de Campos do VLT, em Santos
Na próxima segunda-feira (30), a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) inaugura na Baixada Santista, em parceria com a concessionária BR Mobilidade e a Prefeitura de Santos, o programa Giralivro nas estações Ana Costa e Bernardino de Campos do VLT.
O lançamento acontecerá a partir das 14h na estação Ana Costa e depois seguirá para a Bernardino de Campos, em comemoração ao Dia Nacional do Livro, com a presença das escritoras Paula Azenha, Vania Andrade e Ivy Farias, que vão doar exemplares de suas obras e realizar uma oficina de escrita criativa. O programa Giralivro da EMTU é uma iniciativa de incentivo à leitura entre os passageiros do transporte metropolitano. Os livros são disponibilizados gratuitamente em estantes e podem ser retirados ou doados.
“Nesta parceria entre a EMTU e a Prefeitura de Santos buscamos estimular a leitura entre os passageiros, que muitas vezes consomem o tempo das viagens no celular”, diz Paulo Reis, gerente de Marketing da EMTU. “Ler faz bem pra saúde mental e proporciona diversos aprendizados. Queremos multiplicar esse hábito, por isso ao invés de guardar os livros, incentivamos a troca e doação.”
As estantes de livros nas estações do VLT Ana Costa e Bernardino de Campos, em Santos, ficarão disponíveis de forma permanente e serão reabastecidas periodicamente com novos exemplares. Contamos com o apoio da Prefeitura nesta atividade, por meio do projeto ‘Leia Santos – Um Incentivo à Leitura’.
Com 17 anos de existência, o Leia Santos, da Secretaria de Cultura do município, é uma ação de fomento à distribuição gratuita de livros e gibis em espaços públicos da cidade, como praças, ruas, jardim da praia, entre outros pontos. A iniciativa é uma das principais políticas públicas de incentivo à leitura do município. O projeto já arrecadou e distribuiu mais de 234 mil títulos em toda sua trajetória.
“A parceria com a EMTU é um indicativo que estamos no caminho certo. Será uma oportunidade única de levar a leitura para mais pessoas, e de promover novas experiências de conhecimento”, comentou o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal.
O programa Giralivro é realizado desde 2016 pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo - nos terminais de ônibus São Bernardo do Campo e São Mateus do Corredor Metropolitano ABD e também no terminal Parque CECAP, em Guarulhos. Desde o início do projeto, mais de 20 mil livros foram doados e distribuídos aos passageiros.
Ivy Farias - É advogada, jornalista e escritora premiada no Programa de Ação Cultural (PROAC) 2020 promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Tem sete livros publicados, com destaque para Entre Tempos e Escrever Direito: Manual de Escrita Criativa Para Carreiras Jurídicas por sua editora, A Palavrista.
Paula Azenha - Mineira de nascimento, Paula Azenha morou dos 7 aos 17 anos na Itália e cursou a universidade em Florianópolis, Santa Catarina. Do torresmo mineiro às massas italianas, passando pelos peixes e os drinques catarinenses, a jornalista teve contato com diversos pratos e maneiras de encarar a culinária e a gastronomia. Residindo em Santos desde 2012, passou a amar o pão de cará, além de ter degustado outros sabores santistas. Aqui também se tornou produtora cultural, diretora de festivais de cinema e fóruns culturais. Seu livro “Santos Tem Sabor de Quê?: Histórias e Tradições Culinárias da Cidade” busca levar ao leitor um panorama da culinária santista, suas diferentes raízes e culturas.
Vania Andrade - Formada em Pedagogia e Artes Visuais, Pós Graduada em Educação Especial e Arte em Educação, Vania Andrade é fascinada na arte de imaginação. Na infância viajava tanto por meio de histórias quanto pelos olhares perdidos através das janelas na fazenda em que nasceu. Além de escrever, ela é professora e vive em busca de formas para incentivar a leitura. Vania Andrade é autora das obras “Árvore do Sucesso”, “O Botão da Alegria”, “O Cofre Lelecão” e “Diversidade Tem Coroa”.
Sobre a EMTU: Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.
Sobre a BR Mobilidade: Empresa responsável pelo transporte público na Baixada Santista, a BR Mobilidade é a operadora das linhas de ônibus intermunicipais na região, sendo encarregada também da operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Prestando um atendimento que vai muito além de conduzir pessoas, a empresa une também relacionamentos, oferecendo segurança e qualidade em seus serviços.
Lançamento “Giralivro” na Baixada Santista
Data: 30/10
Horário: 14h
Local:
- Estação Ana Costa do VLT (Avenida Francisco Glicério, próximo à Rua Ana Costa - Santos)
- Estação Bernardino de Campos do VLT (Avenida Francisco Glicério, próximo à Avenida Dr. Bernardino de Campos - Santos).