07/08/2019 - EMTU/SP é finalista em premiação nacional de práticas inovadoras no setor público
Empresa que
gerencia o transporte intermunicipal em cinco regiões metropolitanas é a única
representante do Estado em concurso promovido pela Enap
São Paulo, 7 de agosto
de 2019. A EMTU/SP
está entre os dez finalistas do 23º Concurso Inovação no Setor Público,
organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na categoria
Inovação em Processos Organizacionais, Serviços ou Políticas Públicas no Poder
Executivo Estadual/Distrital.
A empresa concorre com o
projeto "Melhores Práticas com Inovação Aberta Metropolitana", que compila uma
série de ações implementadas nos últimos dois anos para modernizar a gestão e
melhorar a comunicação com os passageiros dos ônibus metropolitanos. Nesse
período, a EMTU/SP realizou quatro hackathons; disponibilizou em seu site o
monitoramento de quase 6.000 ônibus urbanos em tempo real; criou um
departamento exclusivo para a política de inovação; e abriu o Experimentos em
Transporte (Elab), segundo laboratório aberto na América Latina com foco em
mobilidade.
A fase final do concurso
está marcada para 10 de setembro. Na ocasião, haverá uma apresentação oral ao
comitê julgador para escolha de cinco iniciativas vencedoras em cada categoria.
A cerimônia de premiação acontecerá na 5ª Semana de Inovação, entre os dias 4 e
7 de novembro, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília.
Em julho, o concurso da
Enap selecionou 30 finalistas que concorreram em três categorias distintas. A
EMTU/SP foi a única representante do Governo do Estado de São Paulo
classificada entre os 241 inscritos em nível nacional e um dos poucos exemplos
mundiais em práticas de inovação e dados governamentais abertos.
Sobre o 23º Concurso
Inovação no Setor Público - O
concurso é promovido anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública
(Enap), em parceria com o Ministério da Economia, desde 1996. Segundo a
instituição, o objetivo da premiação é valorizar as equipes de servidores
públicos "que se dedicam a repensar atividades cotidianas, por meio de pequenas
ou grandes inovações, que geram melhoria na gestão das organizações e políticas
públicas, contribuindo para o aumento da qualidade dos serviços prestados à
população e tornando mais eficiente as respostas do Estado diante às demandas
da sociedade".
Atualizado em: 07/08/2019 12:16:49