Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.


Imagem pagina

11/04/2022 - Fiscalizações da EMTU no 1º trimestre apreenderam 137 veículos irregulares na Região Metropolitana de São Paulo



Apreensões no período aumentaram 114% em relação a 2021; veículos clandestinos não cumprem normas de regulamentação e inspeção, colocando em risco a segurança dos passageiros

visualizador













Entre janeiro e março deste ano, a EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou 326 operações contra o transporte coletivo de passageiros não autorizado nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo. As ações visam oferecer mais segurança, qualidade e eficiência às pessoas que utilizam o sistema metropolitano.

As ações no período resultaram em 1.183 veículos abordados para averiguação e na apreensão de 137 veículos em operação irregular de transporte de passageiros. O balanço trimestral aponta um aumento de 114% em relação a 2021, quando foram apreendidos 64 veículos.

Além das apreensões, as equipes de fiscalização aplicaram 1.125 autuações em casos de infração nos três primeiros meses de 2022. As multas aplicadas podem chegar a R$ 5.212,22. Os agentes averiguam carros, vans, micro-ônibus e ônibus que fazem o transporte intermunicipal metropolitano com o objetivo de combater o transporte irregular de passageiros, oferecendo mais segurança, qualidade e eficiência aos cidadãos que utilizam o sistema metropolitano.

Os veículos autorizados passam por inspeções periódicas nas quais são verificados mais de 900 itens, como os sistemas de freios, suspensão, pneus, acessibilidade e demais itens que conferem a segurança, conservação e o conforto aos passageiros, conforme as determinações da ABTN (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Na operação regular, os condutores são treinados periodicamente, bem como são atendidas todas as normas do Código de Trânsito Brasileiro e aquelas determinadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Por outro lado, os veículos não autorizados não cumprem essas normas, sem qualquer garantia da sua procedência, além de operar de forma precária e em concorrência ruinosa, já que não cumprem qualquer requisito da legislação. 

Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.


Atualizado em: 11/04/2022 11:01:45



Governo do Estado de SP