02/08/2021 - Governo entrega 116 novos ônibus e marca o início da modernização da operação metropolitana no ABC
Prorrogação
do contrato de concessão da EMTU com a Metra prevê, além da remodelação e modernização
da frota intermunicipal da região, a construção do BRT e melhorias no Corredor
ABD
O
Governador João Doria
entregou nessa segunda-feira (02), 116 ônibus que irão beneficiar a população de Diadema, São
Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio
Grande da Serra. Os novos veículos
integrarão o sistema intermunicipal de concessão
do ABC (antiga área 5), gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de
Transportes Urbanos), vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes
Metropolitanos.
"Hoje
temos um momento muito importante, que é a entrega dos 116 ônibus para o Grande ABC. São ônibus
modernos, funcionais, com ar-condicionado, wifii e acessibilidade, com
elevadores para as pessoas com deficiência. Além disso, são ônibus que possuem eficiência energética, com baixa emissão de poluentes", destacou o
Governador João Doria.
A
renovação da frota faz parte de um investimento de R$ 55,3 milhões a
ser realizado pela Next Mobilidade (ABC Sistema), SPE (Sociedade de Propósito
Específico) criada a partir da prorrogação por 25 anos do contrato de concessão
com a Metra, operadora do Corredor ABD. Os novos ônibus, todos com carroceria
Caio Apache Vip e ar-condicionado, vão atender 97 linhas metropolitanas na região
e cerca de 110 mil pessoas diariamente.
"Nós
estivemos aqui, na EMTU, há dois anos quando entregamos veículos articulados
que operam no corredor da Metra. E hoje voltamos na sede da Metra, uma concessão que é elogiada
pelo cidadão, para a reformulação da frota dos ônibus que atende quem mais
precisa do transporte público. A entrega de 116 ônibus está associada a todos os investimentos
que serão realizados no atual corredor da Metra e na construção do BRT ABC",
comentou o secretário Alexandre Baldy ressaltando que soma de todas as
melhorias para região terá investimento de R$ 1,3 bilhão por parte da Metra.
Todos
os 116 veículos
entregues são fabricados com motor Euro V, com
tecnologia para menor emissão de partículas poluentes em veículos movidos à diesel, 20 dispõem de suspensão
a ar, característica que oferece mais segurança e melhor dirigibilidade, maior
estabilidade e menor impacto com o solo, reduzindo o desgaste dos pneus. Câmeras
nas portas estão instaladas em 60 desses veículos, proporcionando mais segurança
aos motoristas e passageiros. Todos possuem elevador para pessoas com
mobilidade reduzida e são equipados com roteador wi-fi e tomadas USB para
celulares.
BRT
ABC - O investimento privado na renovação da frota faz parte
de um pacote de investimentos e melhorias na área de mobilidade urbana do ABC, previsto
como contrapartida à prorrogação do contrato de concessão com a Metra, concebido
pelo Governo do Estado. O pacote inclui a construção do BRT ABC no valor
estimado de R$ 860 milhões em investimentos privados. O sistema está previsto
para operar plenamente a partir de 2023 com faixas exclusivas e corredores em
17,3 km de extensão ligando o centro de São Bernardo à capital. O pacote ainda contempla a
reforma do Corredor ABD e a renovação da frota metropolitana remanescente que
opera na região.
A
seguir, as principais características do projeto:
-
Custo total de implantação: R$ 860 milhões.
-
17,3 km entre o centro de São Bernardo do Campo, passando por Santo André, São
Caetano do Sul, Terminal Tamanduateí (São Paulo) e Terminal Sacomã (São Paulo).
-
Integração com a CPTM, Metrô, Expresso Tiradentes, linhas da SPtrans e ao
Corredor ABD.
-
20 estações e três terminais.
-
170 mil passageiros por dia.
Tempo
de percurso:
Expresso:
40 minutos.
Semi-expresso:
43 minutos.
Parador:
52 minutos.
Intervalo
entre os ônibus:
Expresso:
08 minutos (pico).
Semi-expresso:
03 minutos (pico).
Parador:
04 minutos (pico).
Velocidade
média prevista:
Expresso: 25 km/h.
Semi-expresso:
23 km/h.
Parador:
19 km/h.
Estrutura
prevista:
-
Vias segregadas e faixas exclusivas com pavimento rígido de concreto;
-
Circulação na faixa à esquerda das principais avenidas de pista dupla já existente;
-
Todos os veículos com portas à esquerda;
-
Estações com acesso em nível (veículos de piso baixo);
-
Cobrança de Tarifas fora dos veículos para diminuir o tempo de embarque;
-
Não deverá haver pontos à direita nas vias onde passará o BRT;
-
Estações terão
pontos de ultrapassagem entre os ônibus;
-
Identidade visual própria dos veículos;
-
Estações envidraçadas com ar-condicionado, internet grátis (wi-fi); painéis
com previsão de chegada dos ônibus;
-
CCO (Centro de Controle Operacional) no Terminal de São Bernardo do Campo;
-
Cada via de ônibus terá 3,5 metros
de largura; cada ônibus tem entre 2,5 metros e 2,6
metros de largura.
Link
para o álbum de fotos: https://www.flickr.com/gp/governosp/h022Dp
Link
para discurso do governador: https://soundcloud.com/governosp/discurso-gov-joao-doria-1
Atualizado em: 02/08/2021 18:39:47