Estações em Santos e São Vicente terão ações educativas e de zeladoria. Um esforço conjunto entre a EMTU, BR Mobilidade e as prefeituras dos municípios para conscientizar a população sobre os cuidados que evitam proliferação do Aedes aegypti
Uma grande mobilização contra a dengue será realizada nesta quarta-feira (15) pelas prefeituras de Santos e São Vicente em parceria com a EMTU e a BR Mobilidade. A campanha de conscientização vai reforçar a população sobre as medidas de prevenção para evitar o surgimento de focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, eliminar criadouros e, consequentemente, a propagação do transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Agentes de combate a endemias dos municípios vão conversar com passageiros e esclarecer os cuidados que devem ser adotados diariamente. Na ocasião, será feita abordagem educacional com exposição de amostras de ovos, larvas, pupas e mosquitos adultos para apresentar ao público o ciclo de desenvolvimento do inseto. Essas ações acontecerão nas estações do VLT Washington Luís, em Santos, e Barreiros, em São Vicente.
Por meio de suas equipes de zeladoria, as prefeituras de Santos e São Vicente também realizarão a limpeza no entorno das estações, serviço que é feito rotineiramente é muito importante para prevenir focos de dengue.
A Secretaria de Saúde de Santos realizará ainda o 17º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti de 2024, com visita aos imóveis localizados no entorno da estação Washington Luís, nas avenidas Ana Costa, Francisco Glicério, Washington Luís e Rua Cunha Moreira. Ao todo, serão destacados 35 agentes de combate a endemias, entre a ação educativa e o mutirão.
Os mutirões realizados no ano de 2024 em Santos já eliminaram 1.184 focos com larvas. Este ano, foram confirmados 2.047 casos de dengue e 48 de chikungunya no Município.
Para Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU, a mobilização das prefeituras com o VLT é fundamental para ampliar a informação para milhares de pessoas. “A comunicação com a população é a principal forma de combater a dengue, instruindo as pessoas a eliminarem possíveis criadouros do mosquito em casa. No VLT transportamos cerca de 30 mil passageiros por dia, e promover ações educativas com este público traz grandes resultados para a prevenção da dengue", comenta. “A ação também convida a população a descartar o lixo nos lugares corretos, pois focos do mosquito podem surgir em água parada em lixo descartado pela cidade”, reforça.
Confira dicas para evitar criadouros:
- Não jogue lixo nas ruas;
- Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo;
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada;
- Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos;
- Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda;
- Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana;
- Caixas d’água devem permanecer fechadas;
- Manter piscinas tratadas o ano inteiro;
- Objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo.
Portal Dengue 100 Dúvidas
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br
Serviço:
Grande mobilização de combate à dengue
Data: 15 de maio
Horário: da 9 às 12 horas
Local: Estação Washington Luís do VLT (Av. Gal. Francisco Glicerio, alt. 113 x Av. Washington Luis) - Santos.
Horário: das 13 às 16 horas
Local: Estação Barreiros (Avenida Marechal Cândido M. da Silva Rondon x Avenida Martins Fontes, próximo à praça Dr. Álvaro Assis) - São Vicente.