06/04/2018 - HACKEMTU, evento de tecnologia aplicada à mobilidade urbana, acontece neste fim de semana na Unicamp com mais de 100 participantes



Nos dias 7 e 8 de abril (sábado e domingo próximos), será realizado o HACKEMTU – evento de tecnologia organizada pela EMTU/SP em parceria com a Unicamp e a Scipopulis, empresa de inovação focada em cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana. O evento acontece no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, em Campinas, onde 113 participantes se organizarão em grupos de três a cinco pessoas. As inscrições foram encerradas em 30 de março e, entre os inscritos, há representantes de 18 universidades brasileiras. 

Estudantes e profissionais das áreas de comunicação, tecnologia, urbanismo e design enfrentarão desafios de mobilidade urbana com foco em inovação para o transporte público sustentável com o objetivo de construir soluções e apontar tendências. O evento promete ser um polo agregador de conhecimento reunindo os meios acadêmico, de pesquisa, o ecossistema de inovação, além de empresas do próprio setor de transporte público e mobilidade.

Os desafios: MaaS (Mobility as a Service); comunicação com o usuário; monitoramento de ônibus; planejamento dinâmico do transporte; e sustentabilidade. Todos os códigos desenvolvidos obrigatoriamente com exclusividade durante o evento ficarão disponíveis à sociedade. 

Técnicos e especialistas da EMTU/SP, EMDEC, Fundação Seade, SPTrans, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), UITP, professores da Unicamp, designers e cientistas de dados da Scipopulis participarão como mentores das equipes. Haverá também palestras programadas de empresas convidadas que, de alguma maneira, possam colaborar com as soluções em desenvolvimento. 

O HACKEMTU é uma iniciativa do laboratório de inovação da EMTU, o ELAB – Experimentos em Transportes, e do Youth for Public Transport Foundation (Y4PT), da Divisão América Latina da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP). A Fundação premiará um integrante do grupo vencedor com uma viagem para participar da Hackatona Mundial, em Dubai, que acontecerá entre os dias 20 e 25 de abril, com todas as despesas pagas.

A primeira edição 

A 1ª Hackatona Metropolitana EMTU-Metra, primeira no Brasil dedicada ao Transporte Público Metropolitano, foi realizada em março de 2017 na unidade da EMTU/SP de São Bernardo do Campo e teve como tema “O Transporte Público Sustentável e Acessível Como Centro das Soluções de Mobilidade Multimodal”. Foram 10 equipes participantes e a dupla vencedora participou da Hackatona Internacional realizada durante o Congresso Mundial da UITP no Canadá.

Serviço:

Evento - HACKEMTU

Data: 07 e 08/04
Horário: das 8 horas de sábado às 18 horas de domingo
Local: Parque Científico e Tecnológico da Unicamp
Endereço: Rua Alan Turing, 776 - Cidade Universitária, Campinas – SP


Atualizado em: 06/04/2018 11:40:46