07/03/2018 - No Dia da Mulher, EMTU promove campanhas contra a violência e em favor da saúde



Amanhã, 8 de março – em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a EMTU/SP realizará ações em prol da conscientização sobre dois temas importantes: a violência contra o sexo feminino e a prevenção ao câncer de mama.

No Terminal Metropolitano Diadema, haverá a exposição “Bonecas Silenciosas” – silhuetas de mulheres que sofreram violência, confeccionadas em tecido e que trazem dados da mortalidade feminina no município; declamação de poemas e manifestações teatrais desempenhadas por atrizes trajadas com echarpes pretas; intervenções com megafone para divulgar informações sobre a violência contra as mulheres; e distribuição de folhetos informativos.

A campanha é uma parceria entre a EMTU/SP e a Casa Beth Lobo (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), que é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania – subordinada à Prefeitura de Diadema, e tem como objetivo expor e discutir uma triste realidade. Reportagem publicada nesta quarta (7) no portal G1 mostra que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil. São 4.473 homicídios dolosos em 2017, aumento de 6,5% em comparação a 2016. Destes, 946 são feminicídios (matéria na íntegra: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/cresce-n-de-mulheres-vitimas-de-homicidio-no-brasil-dados-de-feminicidio-sao-subnotificados.ghtml).

No Terminal Metropolitano São Mateus, representantes da Associação Rosa Mulher – parceira da EMTU em campanhas sobre o câncer de mama – informarão sobre a doença que mais atinge a população feminina no mundo; a estimativa é de 59.700 novos casos para o ano de 2018, segundo o INCA. Haverá distribuição de materiais explicativos, além de demonstrações e orientações para o autoexame. 

Ambas as ações fazem parte da política de responsabilidade social da EMTU que promove eventos culturais, de inclusão social, além de campanhas ligadas à saúde da população.

Serviço

Evento – Campanha informativa: Violência contra a mulher
Data: 08/03
Horário: 7h às 9h / 14h às 19h
Local: Terminal Metropolitano Diadema
Endereço: Av. Conceição, 7.000 – Parque Mamede – Diadema – SP

Evento – Campanha de prevenção ao Câncer de Mama 
Data: 08/03
Horário: 10h às 14h
Local: Terminal Metropolitano São Mateus
Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP


Atualizado em: 07/03/2018 14:50:32