SP

Home EMTU

Imagem pagina
Você está em: Home...

15/10/2021 - Operações da EMTU em setembro apreenderam 16 veículos irregulares na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e prefeituras, as equipes de fiscalização da EMTU realizaram 23 blitze nas quais foram averiguados 135 veículos

A EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos tem realizado operações contra o transporte coletivo não autorizado nos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), com o objetivo de oferecer mais segurança, qualidade e eficiência às pessoas que utilizam o sistema metropolitano

As 23 blitze de fiscalizações realizadas em setembro resultaram em 135 abordagens e 16 apreensões de veículos que faziam transporte irregular de passageiros. As multas aplicadas para esses casos podem chegar a R$ 5.212,22.

De janeiro a setembro deste ano, foram feitas 94 operações na RMVPLN, com 474 averiguações e 49 veículos irregulares apreendidos. No mesmo período de 2020 foram apreendidos 44 veículos.

Segundo o gerente regional da EMTU, Luiz Américo Soares, as fiscalizações são programadas regularmente visando combater o transporte coletivo irregular de passageiros e voltadas especialmente para garantir a segurança dos usuários. "Os veículos configurados clandestinos são apreendidos e levados ao pátio da EMTU. Nas blitz, as equipes averiguam diversos critérios, entre eles se o coletivo é de empresa legalizada, itinerário feito, tarifa cobrada, condições dos veículos, se possui selo de vistoria etc", explica.

As ações da EMTU contam com apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e prefeituras municipais, todas com o intuito de combater eventuais irregularidades praticadas por operadores não autorizados. Grande parte é feita com base em denúncias específicas de operadores devidamente autorizados.

Além dos veículos apreendidos em setembro, as equipes de fiscalização aplicaram seis autuações para operadores de linhas metropolitanas em situação regular, mas que cometeram algum tipo de infração. Nessas ações, os agentes averiguam carros, vans, micro-ônibus e ônibus que fazem o transporte intermunicipal metropolitano.

Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Atualizado em: 15/10/2021 12:14:45

Logotipo do Governo do Estado de São Paulo