SP

Home EMTU

Imagem pagina

19/03/2024 - Programa Giralivro da EMTU será ampliado para mais duas estações do VLT em São Vicente



A partir desta quarta-feira (20), passageiros poderão retirar gratuitamente obras variadas em estantes montadas nas estações Emmerick e São Vicente

visualizador


























Nesta quarta-feira (20), a EMTU, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, BR Mobilidade e o Programa Viva Leitura Viva, vai ampliar o programa Giralivro em São Vicente, com estantes montadas nas Estações Emmerick e São Vicente do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos). 

O programa Giralivro da EMTU é uma iniciativa de incentivo à leitura entre os passageiros do transporte metropolitano. Os livros são disponibilizados gratuitamente em estantes e podem ser retirados ou doados. O programa terá início às 10h e, em homenagem ao Mês da Mulher, contará com a presença das escritoras Christiane Andréa, Cynthia Panca e Ivy Faria.

“O crescimento desse programa é uma prova do interesse pela leitura, e compartilhar as obras já lidas colabora ainda mais para tornar agradável a viagem dos passageiros, além de ajudar no aprendizado e na saúde mental da população”, afirma Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU.

Santos foi o primeiro município da Baixada Santista a receber o programa, em parceria com a Prefeitura, lançado no final de outubro de 2023 em comemoração ao Dia Nacional do Livro (29/10) nas estações Ana Costa e Bernardino de Campos do VLT. Depois foi a vez das estações Barreiros e José Monteiro, em Sâo Vicente. As estantes de livros ficam disponíveis de forma permanente e são reabastecidas periodicamente com novos exemplares. Até agora foram distribuídos 1.187 livros de vários gêneros literários nas quatro estações do VLT.

O programa Giralivro é realizado desde 2016 pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo - nos terminais de ônibus São Bernardo do Campo e São Mateus do Corredor Metropolitano ABD e também no terminal CECAP, em Guarulhos. Desde o início do projeto, mais de 25 mil livros foram doados e distribuídos aos passageiros.

Christiane Andréa - Além de escritora  de literatura infanto-juvenil, é educadora em Sexualidade e Mestre em Educação, atuando também como ativista na temática da autoproteção e prevenção das violências contra crianças e adolescentes.  Cristiane é autora do livro " Vamos Conversar?” e do ebook "Vamos Conversar Mamãe?” sobre violência sexual infantil. Poetisa, publicou  contos, crônicas e poesias em diversas coletâneas.

Cynthia Panca - É autora do livro de poesias Infinitude do Ser. Dedica-se atualmente ao Projeto Viva Fluida nas redes sociais, ao Projeto/Curso POETERIA Poesia e Terapia, ao Projeto Livro Vivo (biblioteca viva), Curso de Escrita Erótica para Mulheres, atendimentos terapêuticos e aulas de Meditação, bem como a criação e elaboração de novos projetos artístico culturais. 

Ivy Farias - É advogada, jornalista e escritora premiada no Programa de Ação Cultural (PROAC) 2020 promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Tem sete livros publicados, com destaque para Entre Tempos e Escrever Direito: Manual de Escrita Criativa Para Carreiras Jurídicas por sua editora, A Palavrista.
Sobre a EMTU
  
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. As linhas gerenciadas pela EMTU transportam atualmente cerca de dois milhões de passageiros em 134 municípios do estado.
 
Sobre a BR Mobilidade

Empresa responsável pelo transporte público na Baixada Santista, a BR Mobilidade é a operadora das linhas de ônibus intermunicipais na região, sendo encarregada também da operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Prestando um atendimento que vai muito além de conduzir pessoas, a empresa une também relacionamentos, oferecendo segurança e qualidade em seus serviços.

Serviço
Programa GiraLivro no VLT
Data: 20/03
Horário: a partir das 10h
Local: Estação Emmerick  do VLT
Endereço: Entre a Avenida Marechal Cândido M. da Silva Rondon e Avenida Marechal Deodoro, próximo à Rua Tibiriçá
Local: Estação de Transferência São Vicente do VLT
Endereço: Av. Martins Fontes, 566 - Centro



Atualizado em: 19/03/2024 11:57:06



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.