Serão feitas diversas intervenções para oferecer mais conforto, acessibilidade e segurança aos passageiros; algumas linhas do terminal serão remanejadas durante as obras
A partir desta quinta-feira (2/05), serão iniciadas obras de acessibilidade no Terminal Metropolitano Jabaquara, operado pela Next Mobilidade e gerenciado pela EMTU. O objetivo é aprimorar o acesso e oferecer mais conforto e segurança a todos os cidadãos, principalmente às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Durante as intervenções, algumas linhas serão remanejadas para a segurança e melhor atendimento aos usuários.
O terminal recebe atualmente, em média, 24 mil passageiros por dia. Serão executados nivelamento do piso e atualização do piso tátil e direcional; instalação de piso tátil direcional para conduzir as pessoas com deficiência visual ou baixa visão ao longo da circulação das calçadas; e rampas e escadas com corrimãos de aço inox em ambos os lados e com duas alturas e corrimãos com identificação em braile.
Nos sanitários, haverá instalação de portas com entrada independente e abertura para o lado de fora; adequação de espaço que permita uma “área de giro” confortável para uma pessoa em cadeira de rodas; colocação de barras de apoio, louças e metais sanitários em acordo com as normas de acessibilidade; adequação dos interfones de acesso aos sanitários, para comunicação com os operadores do terminal; instalação de botão de emergência, com acionamento da Sala de Supervisão Operacional (SSO); e adequação da comunicação visual.
A previsão é de que as obras sejam concluídas até o fim de julho.
Alteração operacional de linhas
As obras terão início pelas plataformas A e B. Durante a execução das melhorias, na plataforma A, a linha do Orca Zoo será remanejada para a área ao lado do bicicletário e a linha Centro Paralímpico será remanejada para o ponto do lado de fora do terminal.
O embarque e desembarque da linha 290 (Terminal Metropolitano Diadema), que era feito na plataforma B, será remanejado para a plataforma C.
Na sequência, após a finalização das adequações de acessibilidade nas plataformas A e B, os serviços serão executados nas plataformas C, D e E.
Durante esse período, a linha 289 (Diadema-Terminal Metropolitano Piraporinha/São Paulo (Terminal Metropolitano Jabaquara) terá sua operação suspensa, mas contará com reforço nas linhas 288 (São Bernardo do Campo-Terminal Metropolitano Ferrazópolis)/São Paulo-Terminal Metropolitano Jabaquara) e 290 (Terminal Metropolitano Diadema)/São Paulo (Terminal Metropolitano Jabaquara).
Corredor ABD
O Terminal Jabaquara integra o Corredor ABD, que liga São Mateus a Jabaquara com extensão de Diadema ao Brooklin, totalizando 90 km (ida e volta) de conexão entre as zonas sul e leste de São Paulo, passando por cidades como Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. São nove terminais metropolitanos e 153 paradas ao longo dos corredores.
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. As linhas gerenciadas pela EMTU transportam atualmente cerca de dois milhões de passageiros em 134 municípios do estado.
Sobre a Next Mobilidade – A Next Mobilidade opera o Corredor ABD, o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara e sua extensão Diadema – Brooklin, totalizando 90 km (ida e volta). Esses corredores conectam as zonas sul e leste de São Paulo, passando por importantes cidades como Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Com nove terminais metropolitanos e 153 paradas ao longo dos corredores, a responsabilidade da Next Mobilidade vai além da operação dos veículos. A empresa também responde pela manutenção dos veículos, corredores, rede aérea, canteiros de flores, árvores e sinalização dos trajetos, garantindo um ambiente seguro e agradável para os passageiros. A empresa é responsável também pela implantação e operação do BRT-ABC, sistema rápido de transporte que conectará a região do Grande ABC à capital em ônibus elétricos de última geração.