Na madrugada desta terça-feira (24), o VLT percorreu novamente o trecho completo de 8km, em mais uma etapa dos testes que prosseguirão ao longo dos próximos meses
Santos, 24 de setembro de 2024 – Novos testes de circulação na Linha 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram realizados na madrugada desta terça-feira na região central de Santos, em mais um passo para a conclusão desse importante projeto de mobilidade urbana da Baixada Santista. A composição percorreu o trecho completo de 8 km, desde a conexão com a Linha 1, no cruzamento da Rua Campos Melo com a Avenida Afonso Pena, até o final do trajeto no centro da cidade.
Os testes são parte fundamental do processo de homologação da infraestrutura da via permanente e da rede aérea, assegurando que o VLT atenda a todos os requisitos técnicos e de segurança. A fase de testes sem passageiros continuará pelos próximos meses, com foco na plena adequação do sistema para que ele possa oferecer à população da Baixada Santista um transporte seguro, moderno e eficiente.
Confira aqui vídeos dos testes com circulação do VLT:
Vídeo horizontal
Vídeo vertical
A CET-Santos mantém esquema operacional para o período de testes do VLT, com agentes em campo, já antes do início da circulação do trem, para garantir que a linha férrea esteja sem veículos estacionados. Agentes também são posicionados ao longo do percurso e, ainda, acompanham o elétrico em viaturas.
O segundo trecho do VLT contará com 8 km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias. O trajeto, que tem recebido revitalização e melhorias de infraestrutura, será uma importante opção de deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.
Os VLTs proporcionarão um transporte confortável, elétrico, seguro, silencioso, rápido e não poluente a cerca de 35 mil passageiros por dia da Baixada Santista, contribuindo também para a melhoria do trânsito na região central. Vai trazer também maior conectividade e sustentabilidade no transporte público da região, integrando-se com os ônibus de linhas municipais e intermunicipais. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nebias-Valongo), serão 19,5 km de trajeto.
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.