O primeiro trecho do VLT, com 11,1km de extensão foi entregue à população no dia 31/01/2017, ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos. A operação parcial no trecho começou em abril de 2015. Todas as 15 estações estão operando, atendendo diariamente cerca de 27 mil pessoas.
O Centro de
Controle Operacional foi entregue no primeiro semestre de 2016. O prédio com
três pavimentos possui 3.050 m² de construção e abriga sala com painel sinóptico
para o controle da operação dos veículos e segurança das vias e estações. A Gerência
Regional da EMTU/SP na Região Metropolitana da Baixada Santista também está instalada no prédio do CCO.
O Pátio de Manutenção e Estacionamento próximo ao Porto de Santos já foi entregue. O espaço tem capacidade para 33 VLTs e abriga oficina, almoxarifado, subestação de energia própria e equipamentos de lavagem dos veículos e de retificação de rodas.
No Terminal Barreiros, em São Vicente, também foi entregue o estacionamento de VLTs, capaz de abrigar seis veículos. No mesmo Terminal fica o edifício de apoio, com área de 164 m² e o bicicletário.
O segundo trecho, que ligará Conselheiro Nébias ao Valongo, atualmente está em fase de obras. Serão 8 km de extensão e 12 estações, com capacidade para transportar 35 mil pessoas/dia, entre a Linha 1 (terminais Porto e Barreiros) e o terminal Valongo.
No terceiro trecho (Barreiros-Samaritá),estão previstos para serem publicados os editais de licitação das obras, que foram divididos em dois lotes. O Lote 1, que prevê a reforma da Ponte dos Barreiros, tratando da primeira fase das obras. E o Lote 2, segunda fase, que fará a ligação Barreiros-Samaritá.