SP

Home EMTU

Imagem pagina
Você está em: Home... ELab Hackathons

Hackathons

Hackathons

 
Hackathons
Uma das maneiras de se fazer inovação é por meio da integração de conhecimentos e instituições. É a busca fora da empresa às competências não latentes na própria corporação e usar estes conhecimentos para melhorias em processos e produtos. A EMTU/SP contribui desde março de 2017 para a construção de um Ecossistema de Inovação em Mobilidade Urbana, com foco em transporte público sustentável. Realizou quatro Hackathons (maratonas de conhecimento utilizando tecnologia) com o objetivo de gerar soluções assertivas, eficazes, de baixo custo, de longo alcance e alinhadas às tendências convergentes tecnológicas e sociais.

Tradicionalmente os Hackathons são ferramentas importantes para a busca de soluções a desafios que envolvam experiências multidisciplinares e tecnologia, cujo foco é a própria sociedade. E a mobilidade urbana é considerada um dos grandes desafios para as cidades e regiões metropolitanas. Os Hackathons qualificam a resolução de problemas, favorecem o pensamento rápido e o desenvolvimento ágil, e amplia a capacidade de comunicação entre as equipes participantes, entre mentores. No âmbito do setor de transportes Hackathons ainda é uma novidade, mas os já realizados pela EMTU contribuíram para constatar que a integração de conhecimentos entre os especialistas do setor, os jovens empreendedores e as instituições acadêmicas e de pesquisa são a chave para se inovar.

Os Hackathons nos ensinam a identificar problemas, a pensarmos com agilidade sem perdermos o foco. Os Hackathons da EMTU/SP identificaram 55 desafios que afetam de alguma maneira a mobilidade urbana ou a gestão do planejamento urbano, e geraram 43 soluções. O que se busca com estas ações é justamente gerar soluções assertivas, eficazes, de baixo custo, de longo alcance e alinhadas às tendências convergentes tecnológicas e sociais. 

Hackathons

visualizador


 Os Hackathons da EMTU/SP mobilizaram 28 empresas e instituições nacionais e internacionais. Os prêmios foram do Youth For Public Transport Foundation (Y4PT) e da International Union of Public Transport (UITP), ambos com sede em Bruxelas, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, da Road Transport Authority – autoridade dos Emirados Árabes, da Ferrovie Nord Milano (FNM) – autoridade italiana de transportes, além da própria EMTU/SP.

visualizador

O que é um hackathon?

É um evento que geralmente tem duração de vários dias, onde pessoas qualificadas se reúnem para participar da programação de softwares e prototipagens, para resolver problemas específicos em um ambiente de colaboração e cooperação. Os resultados de um Hackathon geralmente oferecem soluções que primam pela usabilidade e escalabilidade. 
.
A palavra hackathon é resultado da combinação entre os termos hack (e especificamente o verbo to hack,no sentido de programar com expertise) e marathon (maratona), mas já não se limita à produção de software, sendo empregada por diversas empresas ao redor do mundo na criação de alternativas para problemas. Em geral, é o ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação e pode durar de um dia a uma semana.
.
Serve tanto para integrar melhor as equipes de uma empresa, quanto desenvolver o networking entre os participantes (quando aberto à comunidade). Entretanto, estes não são os únicos motivos pelos quais empresas têm se interessado cada vez mais pela estratégia.
.

Saiba mais


visualizador



.

visualizador



.
visualizador



.

visualizador


.




Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.