SP

Home EMTU

Imagem pagina

Projetos

Texto da imagem

Eletrificação e repotencialização da rede de trólebus
A EMTU/SP realizou a repotencialização e complementação do sistema de tração elétrica dos trólebus do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara). Foram eletrificados 11 Km entre os Terminais Metropolitanos Piraporinha e Jabaquara.

Com as obras, o Corredor foi totalmente eletrificado, pois o trólebus já operava no trecho de 22 Km entre os Terminais Metropolitanos São Mateus e Piraporinha. A repotencialização desse trecho recuperou as estações retificadoras existentes e implantou novas, permitindo ampliar a demanda de trólebus existente.


Como benefícios alcançados com a adoção das melhorias e ampliação da rede, destacam-se a confiabilidade do sistema elétrico, a eliminação das emissões de gás carbônico (CO2) no Corredor e maior eficiência, conforto, segurança e acessibilidade total aos usuários, por conta da substituição de toda frota alocada na operação desse sistema de média capacidade por trólebus novos.

Texto da imagem

Renovação socioambiental
Buscando melhores soluções para o transporte público e pensando no bem-estar das futuras gerações, a EMTU/SP coordena nacionalmente o “Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio”, veículo que começou a ser operado experimentalmente no Corredor Metropolitano ABD  em 2009. O ônibus é o primeiro movido a hidrogênio da América Latina e tem emissão zero de poluentes, liberando para a atmosfera apenas vapor d´água. Saiba mais.

O ônibus brasileiro urbano movido a etanol esteve em testes desde junho de 2008 no Corredor Metropolitano ABD ( São Mateus – Jabaquara) e foi comprovado que é altamente confiável, não tendo havido ocorrência de problemas relacionados ao sistema de tração.


Essa nova tecnologia é o principal foco do Projeto Best (BioEthanol for Sustainable Transport ou Bioetanol para o Transporte Sustentável), programa internacional coordenado no Brasil pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio) e que tem na EMTU/SP um importante parceiro para realização dos testes de viabilidade dessa tecnologia.



Links relacionados:


Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.