SP

Home EMTU

Imagem pagina

RTO - Reserva Técnica Operacional

O serviço ORCA – Operador Regional de Coletivo Autônomo foi criado em agosto de 1999 por meio da  Resolução STM nº 37, de 24/08/99, que prevê  a criação do serviço especial realizado por operadores credenciados. A regulamentação do serviço ORCA foi conduzida pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) e pela EMTU/SP, colocando fim à clandestinidade no transporte coletivo metropolitano.

Com o advento da concessão das áreas de operação na Região Metropolitana de São Paulo, o sistema ORCA foi modificado pela RTO – Reserva Técnica Operacional. O atendimento à população é prestado de forma compartilhada entre a frota das empresas e a RTO na RMSP. Os horários são distribuídos de forma a atender a demanda dos usuários de forma efetiva.


Veja o Manual de Procedimentos Operacionais do SBE - Sistema de Bilhetagem Eletrônica 


 




Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.