O que é Regular

O sistema metropolitano de transporte sobre pneus é gerenciado pela EMTU/SP e operado por empresas privadas. O sistema de transporte metropolitano regular compreende o serviço comum e o seletivo.

Serviço Comum
Conjuntos de linhas ligando pelo menos dois municípios que fazem parte da mesma região metropolitana. São atendidos por ônibus urbanos comuns, com transporte de passageiros sentados e em pé.

Serviço Seletivo
Conjuntos de linhas ligando pelo menos dois municípios que fazem parte da mesma região metropolitana. São atendidos por ônibus do tipo rodoviário, com transporte apenas de passageiros sentados.

Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a EMTU/SP gerencia também o sistema RTO - Reserva Técnica Operacional,  e na Região Metropolitana de Campinas, o sistema ORCA - Operador Regional de Coletivo Autônomo, compostos por linhas intermunicipais operadas por empresas individuais que dispões de um único veículo coletivo de pequeno porte (micro-ônibus ou vans de até 20 lugares). Ainda na Região Metropolitana de São Paulo, a EMTU/SP controla a operação do Corredor Metropolitano ABD, de 45 Km de vias exclusivas que abrangem cinco município.


O sistema conta com nove terminais metropolitanos, cinco estações de transferência,156 paradas e uma frota operacional de cerca de 260 veículos. Transporta diariamente mais de 200 mil passageiros. Desde 1997 é objeto de uma concessão operada pela empresa Sistema Metropolitano de Transportes Ltda, mais conhecida como Metra .